domingo, 19 de junho de 2011

Grite como a Wanda!

Chuva em Gothenburg City?!

Tá na hora de escrever!

Todo mundo tá cansado de saber que eu tenho 2 papagaios.
Mas durante muitos anos foi só Wanda e eu.


Quer dizer, ela foi primeiro do Lucas, depois pertenceu ao lar doce lar.

Se a Wanda falasse, provavelmente eu teria que processá-la, já que ela sabe TODOS os meu segredos.
Alguns constrangedores, alguns tristes, alguns felizes.

A Casa sempre funcionou em torno dela, e a escada da entrada era seu toalete privativo (peço desculpas a todas as pessoas que UM DIA compartilharam de privada de Wanda, com seus sapatos.)

Quando alguém chegava a Wanda olhava do topo da escada pra ver quem estava subindo.
Eu diria que ela seria a avó que vê tudo, que não dorme, que observa, que conhece.

No início, a Wanda andava pela casa, mas com o passar do tempo, ela só se locomovia com a ajuda de seu transporte favorito, o cabo da vassoura.
Mas engana-se quem pensa que Wanda era de fácil remoção, ela sempre media com seus delicados pezinhos se o cabo era grosso ou fino demais para equilibrá-la.

E durante algumas locomoções ela simplesmente caia, e ficava no chão nos olhando com aquela cara brava: "Por que você não me segurou direito?!"
Ora....e retornava para seus aposentos, leia-se grade que protegia a escada, caminhando.

A Wanda teve que aprender e reaprender muitas coisas na minha casa.
A primeira delas, era que, nem sempre estamos totalmente seguros.

Alguns gatos insistem em nos derrubar.

Os gatos na minha casa sempre tiveram livre acesso...durante a madrugada, quando não os víamos subir pela escada.
Era uma subida fácil, os donos dormindo, casa ampla, espaçosa, de vez em quando um rato, se tivessem fome e achassem algum lixo, entao era a festa das 9 vidas!

Mas quando a Wanda chegou,  a escada ganhou uma observadora e os gatos um novo concurso : quem mata o pássaro mais rápido!

Eu imagino os planos mirabolantes que eles faziam para tentar pegar a Wanda!

E eu imagino a inocencia que ela tinha em avistá-los.

Eles eram novidades na vida dela, se aproximavam cautelosamente, e de repente lançavam as patas para derruba-la!
E ela caiu.
Foram 2 golpes de caratê tão certeiros que ela caiu duas vezes escada a baixo e no desespero de salvar suas penas, ela subia no lugar mais alto que havia e esperava amanhacer para alguém , resgata-la!

Numa das quedas ela ficou tão ferida que sangrou a ponto de acharmos que uma semana seria muito para sua jovem idade!

Nó ficamos em alerta depois disso, e Wanda começou a nos ajudar dando um grito tão desesperador que até quem passasse na rua iria salvá-la!

Eu apelidei de o Grito da Morte.
Porque quando ela gritava, ela se lançava sobre o gato para arranhá-lo num golpe de caratê nível 5: ela ia morrer, mas ia lutar pela sua vida!

E foram longos anos tirando a Wanda, das situações de morte.
Correndo atras dos gatos, fechando bem as janelas, as portas e dando sempre uma olhada pra verificar se um felino não estava escondido atrás de algum lugar esperando todos dormirem.
Se ela tinha o golpe de caratê nível 5, os gatos da minha rua já eram faixa preta do Jiu-Jitsu tamanha esperteza!

A Wanda é só um pequeno exemplo de como encaramos o perigo em nossas vidas.

Muitas vezes não sabemos onde estamos nos metendo, e quando já estamos lá, nos sentimos fragilizados tamanha são as quedas.

As vezes dormimos machucados, e acordamos pensando que mais um dia de dor nos espera.
E as vezes, simplesmente, nos acostumamos com a dor que não notamos que ainda estamos prostrados.

Eu tenho um aviso pra lhe dar: nem todas as novidades são boas, nem todos os amigos são leais, nem toda pompa se refere a majestade.

Na vida os golpes são emocionais, ao contrário da minha ave que os recebia fisicamente.

As primeiras experiencias de queda nos ensinam a sermos mais cautelosos e menos distraídos.
Nos impulsionam, muitas vezes, a ter medo do escuro, da solidão, de amizades, levam embora nossos bons sentimentos e nos deixam em estado de alerta tão grande que nos fechamos a golpe de karatê.

E quando falamos de AMOR, então!

Algumas pessoas tem tanto medo de não dar certo que nem ao menos tentam!
E quando tentam, parece que estão dando o grito da morte, tamanho é o desespero!

Eu vou contar um segredo.
Você acha mesmo que os gatos desistiram da Wanda porque ela já havia aprendido a se defender?

O perigo de causar um acidente ao dirigir bêbado não diminui só porque você está acostumado a isso.
O perigo de algo dar errado durante uma cirurgia não diminui apesar dos longos anos de experiências de todos os médicos do mundo.

O perigo nos rodeia estando nós preparados ou não.

A diferença é que você pode evitar alguns deles durante sua vida.
Porque eles não fazem bem a você.
Não adianta disfarçar.
Você sabe que certamente será derrubada, e que provavelmente ficará machucada até alguém te resgatar.

Aí entram os super heróis na vida de Wanda: Andréa Maravilha, Iris Elástica, Vizinhos Super Poderosos!

Era impossivel não resgatar a Wanda: nós a amávamos.

Quando ela estava em perigo então fazíamos de tudo para socorrer, ainda que caíssemos pelo caminho!
Não havia nada que não estivesse ao nosso alcance!

Ainda assim nenhum dos gatos pode se queixar de que foi agredido, porque jamais os ferimos.
Ao contrário, muitas vezes eles ficavam encurralados e tínhamos que passar horas tentando convencê-los sobre o caminho certo. Ainda sim um deles ainda me fez o favor de tentar passar pela grade e ficar preso!
E eu fiquei horas ali, com a ajuda de uma vizinha, tentando livrá-lo do próprio erro: havia uma porta ABERTA e ele foi pela grade! Paciencia.

Tudo para ouvir os assobios da Wanda, para ter a Wanda. Mesmo que tudo o que ela fizesse fosse ceder gentilmente (as vezes nem tao gentil assim) sua cabeça para que a tocássemos.

Deus faz exatamente assim conosco.
Ele conhece os inimigos da nossa vida.
Da nossa alma.
Do nosso coração.

As vezes, nós mesmos somos os "gatos a procura de uma Wanda".
E ainda assim ele nos ama, a ponto de nos ajudar a escapar quando somos traiçoeiros.
Tudo para que possamos entender onde estamos errando.

Ele nos ama tão incondicionalmente que faz tudo por nós quando gritamos por socorro!
Ele corre em nosso favor.
Nós sabemos alguns golpes. Ainda sim Ele fica nos observando, porque sabe que precisamos de ajuda.

Eu acordei no último degrau da escada hoje.
Deus me observando, e eu extremamente constrangida.
Tão constrangida que mal conseguia vê-lo.

Então Ele me cerca com a Graça Dele: mensagens sábias de amigos, um pouco de ira, com uma superdosagem de arrependimento.

E eu tentando entender como Jesus conseguiu andar sobre essa terra sem ceder as paixões.

E Ele me responde: "Por causa de você."

E eu fico derretida com tanto amor.

Um Amor inexplicável, por mim.
Pra sempre.

Quando o desespero bater, o perigo te rondar, não se desespere. Você sabe que Ele está a um grito de distância.
E se você cair, olhe para o topo da escada.
Os Olhos Dele estão sobre você, esperando que você, ainda que esteja machucado e dolorido, estenda a sua mão.

E Ele faz isso porque Ele ama você.
E o toque da sua mão é o toque mais íncrivel do mundo.

Porque não existe para Jesus sorriso mais lindo do que o seu.
E Ele fará tudo o que está ao alcance Dele para ver os seus lábios se encherem de alegria.

Ah, e ore também pelos que tentam te derrubar.
O amor Dele não tem medição nem faz acepção de pessoas.

Ah, e só para finalizar com a Wanda: quantas alegrias ela nos trouxe!
Os gatos pararam de persegui-la, ela foi presenteada com um companheiro, e pasmen, perdeu o medo de andar pela casa!

O amor a inspirou a ter confiança.



E se ela tiver medo, sabe extamente o que fazer.

Até a próxima!


"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações."
Prov. 21.1